R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

Michele Cannatà galardoado com o Premio “alla Carriera”

Em 1962 Giulio Carlo Argan apresentou a primeira edição dos Prémios Nacionais IN/ARCH com as seguintes palavras:

“….Os prémios in/arch para além de sinalizarem, evidentemente, aqueles arquitetos que realizaram um trabalho de síntese e resolução final de todas as componentes na obra de arte, visam também premiar toda a esfera de atividade e interesses, no centro da qual se coloca o resultado artístico.”

Este ano o IN/ARCH, com sede em Roma, galardoa o arquiteto e professor Michele Cannatà com o Premio “alla Carriera”. A sua obra, desenvolvida em conjunto com a arquiteta e professora Fátima Fernandes, no atelier Cannatà & Fernandes, é uma síntese perfeita entre as suas origens e influências mediterrâneas. 

Porque ambos são professores na ESAP e autores do projeto das nossas instalações, servimo-nos das palavras que Vincenzo Cabianca profere na apresentação da edição de 1966 para explicar o Prémio e a sua dimensão – ”este prémio é, antes de tudo,um sistema de denúncia que se efectua, tornando evidentes as inter-relações a montante, ao nível das causas. Por isso, a palavra prémio necessita de ser especificada: não se trata de premiar os melhores, mas sim de informar o contexto através das exceções. Por isso não dizemos que distribuímos prémios: dizemos que estamos a traçar o panorama da condição italiana através da sua arquitetura.”