Curso do 2º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de Mestre, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº 9062/2023, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 171, de 4 de setembro de 2023.
O curso de mestrado em Realização – Cinema e Televisão visa proporcionar um conhecimento aprofundado de orientações teóricas, críticas, metodológicas e técnicas no domínio da Realização, tanto de Cinema como de Televisão. Dominar conhecimentos na Realização – Cinema e Televisão, que permitam adquirir as competências necessárias a uma intervenção qualitativa nas áreas de realização de filmes, programas de televisão, investigação, docência, crítica e programação, constituem áreas de intervenção dos futuros profissionais.
Os estudantes, ao longo do curso, poderão, ainda, desenvolver projetos de autor com artistas e cineastas convidados.
Área Científica | Sigla | Créditos Obrigatórios | Créditos Optativos |
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CINEMA E AUDIOVISUAL | CAV | 102 | - |
HISTÓRIA DA ARTE | HA | 6 | - |
LIVRE | LIVRE | - | 12 |
TOTAL | 108 | 12 |
UNIDADES CURRICULARES | ÁREA CIENTÍFICA | TIPO | TOTAL | CONTATO | CRÉDITOS |
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METODOLOGIAS DA REALIZAÇÃO | CAV | S1 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
PRÁCTICAS E MODELOS DO ARGUMENTO | CAV | S1 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
HISTÓRIA E TEORIA DO CINEMA E DA TELEVISÃO | HA | S1 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA | CAV | S1 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
OPÇÃO | LIVRE | S1 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
REALIZAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS DE CRIAÇÃO | CAV | S2 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
SEMIÓTICA DO CINEMA E DA TELEVISÃO | CAV | S2 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
LABORATÓRIO DA IMAGEM E DO SOM | CAV | S2 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
REALIZAÇÃO TELEVISIVA | CAV | S2 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
OPÇÃO | LIVRE | S2 | 150 | T:25 OT:5 | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | ÁREA CIENTÍFICA | TIPO | TOTAL | CONTATO | CRÉDITOS |
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DISSERTAÇÃO OU TRABALHO DE PROJECTO OU ESTÁGIO | CAV | A | 1600 | OT:20 O:10 | 60 |
O corpo docente do mestrado em Realização – Cinema e Televisão inclui, para além dos professores, um conjunto significativo de conferencistas, cineastas, críticos, curadores, artistas e investigadores convidados de reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional no domínio do cinema e da arte contemporânea, tal como artistas, curadores, críticos e investigadores.
Alberto Samaniego – Ana Rito – Cristina Susigan – Daniela Angelucci – Denise Pollini – Diogo Tudela – Grace Shwidnt – Joana Cunha Leal – João Fonte Santa – José Maçãs De Carvalho – José Maia – Lourenço Sandoval – Luís Lima – Marcus Steinweg – Mariana Pinto Dos Santos – Naya Yakoumaki – Nuno Malheiro – Nuno Ramalho – Paulo Alexandre Castro – Pedro Faro – Regina Guimarães – Silvestre Pestana – Tales Frey – Tamara Bringas – Tiago Afonso – Sara & André – Rômulo Moraes – Mohammad Salemy – João Enxuto & Erica Love – Eva Ângelo – André Gil Mata – Marta Lança – Marta Mestre – David Revés – Judit Vidiella Pagès – Peter Baalman – Alexandra João Martins – João Oliveira Duarte – Manuela Hargreaves – Alexandra Balona – Lúcia Prancha – Helena Estrela – Mara Montanaro – Rogério Nuno Costa – Joclécio Azevedo – Pedro Barreiro – Emanuel Cameira
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Diretora: Maria Helena Maia
O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação financiada e acreditada pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História.
Atualmente o CEAA organiza-se em quatro grupos de investigação e uma linha transversal,
Grupos de investigação:
G1 | Grupo de Estudos de Arquitetura
Investigadora Responsável: Alexandra Trevisan
G2 | Grupo de Estudos de Cinema
Investigador Responsável: António Preto
G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos
Investigadora Responsável: Eduarda Neves
G4 | Grupo de Estudos de Artes Performativas
Investigador Responsável: Jorge Palinhos
Linha de investigação: Lugar Comum
Investigadora Responsável: Rute Figueiredo
O Departamento de Teatro e Cinema – DTC é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teatro e Cinema, e respetivas unidades curriculares, promovendo a articulação entre os dois cursos.
Uma das competências do DTC é fomentar a investigação através do desenvolvimento de projectos individuais, ou em grupo, cuja investigação incida sobre Teatro, Cinema, ou sobre o cruzamento artístico entre estas duas áreas, ou áreas adjacentes. Estes projetos visam igualmente estimular a investigação junto dos alunos da ESAP.
O Departamento publica uma revista com revisão por pares e em opan access: Persona – Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP
A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.
Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.
Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:
1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.
2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.
Actualmente decorrem três projetos de investigação na SATH, um dos quais relacionado com a Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia:
Correspondências (ESAP/2015/P17/SATH)
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