R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

Realização – Cinema e Televisão

Apresentação do Curso

Curso do 2º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de Mestre, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº 9062/2023, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 171, de 4 de setembro de 2023.

O curso de mestrado em Realização – Cinema e Televisão visa proporcionar um conhecimento aprofundado de orientações teóricas, críticas, metodológicas e técnicas no domínio da Realização, tanto de Cinema como de Televisão. Dominar conhecimentos na Realização – Cinema e Televisão, que permitam adquirir as competências necessárias a uma intervenção qualitativa nas áreas de realização de filmes, programas de televisão, investigação, docência, crítica e programação, constituem áreas de intervenção dos futuros profissionais.

Os estudantes, ao longo do curso, poderão, ainda, desenvolver projetos de autor com artistas e cineastas convidados.

Estrutura Curricular

Área CientíficaSiglaCréditos ObrigatóriosCréditos Optativos
CINEMA E AUDIOVISUALCAV102-
HISTÓRIA DA ARTEHA6-
LIVRELIVRE-12
TOTAL10812

Plano de Estudos

espaçado

Corpo Docente

O corpo docente do mestrado em Realização – Cinema e Televisão inclui, para além dos professores, um conjunto significativo de conferencistas, cineastas, críticos, curadores, artistas e investigadores convidados de reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional no domínio do cinema e da arte contemporânea, tal como artistas, curadores, críticos e investigadores.

Alberto Samaniego – Ana Rito – Cristina Susigan – Daniela Angelucci – Denise Pollini – Diogo Tudela – Grace Shwidnt – Joana Cunha Leal – João Fonte Santa – José Maçãs De Carvalho – José Maia – Lourenço Sandoval – Luís Lima – Marcus Steinweg – Mariana Pinto Dos Santos – Naya Yakoumaki – Nuno Malheiro – Nuno Ramalho – Paulo Alexandre Castro – Pedro Faro – Regina Guimarães – Silvestre Pestana – Tales Frey – Tamara Bringas – Tiago Afonso – Sara & André – Rômulo Moraes – Mohammad Salemy – João Enxuto & Erica Love – Eva Ângelo – André Gil Mata – Marta Lança – Marta Mestre – David Revés – Judit Vidiella Pagès – Peter Baalman – Alexandra João Martins – João Oliveira Duarte – Manuela Hargreaves – Alexandra Balona – Lúcia Prancha – Helena Estrela – Mara Montanaro – Rogério Nuno Costa – Joclécio Azevedo – Pedro Barreiro – Emanuel Cameira

Regulamentos e Documentação

horários e exames

Investigação

ceaa

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Diretora: Maria Helena Maia

O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação financiada e acreditada pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História.

Atualmente o CEAA organiza-se em quatro grupos de investigação e uma linha transversal,

Grupos de investigação:

G1 | Grupo de Estudos de Arquitetura
Investigadora Responsável: Alexandra Trevisan

G2 | Grupo de Estudos de Cinema
Investigador Responsável: António Preto

G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos
Investigadora Responsável: Eduarda Neves

G4 | Grupo de Estudos de Artes Performativas
Investigador Responsável: Jorge Palinhos

Linha de investigação: Lugar Comum
Investigadora Responsável: Rute Figueiredo

www.ceaa.pt

dtc

DTC | Departamento de Teatro e Cinema

O Departamento de Teatro e Cinema – DTC é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teatro e Cinema, e respetivas unidades curriculares, promovendo a articulação entre os dois cursos.

Uma das competências do DTC é fomentar a investigação através do desenvolvimento de projectos individuais, ou em grupo, cuja investigação incida sobre Teatro, Cinema, ou sobre o cruzamento artístico entre estas duas áreas, ou áreas adjacentes. Estes projetos visam igualmente estimular a investigação junto dos alunos da ESAP.

O Departamento publica uma revista com revisão por pares e em opan access: Persona – Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP

sath

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:

1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.

2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.

Actualmente decorrem três projetos de investigação na SATH, um dos quais relacionado com a Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia:

Correspondências (ESAP/2015/P17/SATH)