Curso do 2º ciclo de estudos do ensino superior, de cariz universitário, conferente do grau de Mestre, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº 910/2019, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 16, de 23 de Janeiro de 2019.
O curso de mestrado em Artes Visuais. Práticas Artísticas e Investigação visa:
– Dotar os estudantes de competências necessárias à sua integração no campo profissional da arte.
– Aprofundar o conhecimento das artes visuais e as relações que estas estabelecem com outros territórios de reflexão.
– Possibilitar a construção de um corpo de trabalho interdisciplinar capaz de informar a prática artística tanto do ponto de vista conceptual como técnico.
– Fomentar a interação entre a produção artística no domínio das artes visuais e a prática da investigação.
– Incentivar a prática projetual no contexto da prática expositiva.
Área Científica | Sigla | Créditos Obrigatórios | Créditos Optativos |
---|---|---|---|
ARTES VISUAIS | AV | 108 | - |
LIVRE | LIVRE | - | 12 |
TOTAL | 108 | 12 |
UNIDADES CURRICULARES | ÁREA CIENTÍFICA | TIPO | TOTAL | CONTATO | CRÉDITOS |
---|---|---|---|---|---|
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS (I) | AV | S1 | 225 | PL:90 | 9 |
ARTE CONTEMPORÂNEA E ESTUDOS CRÍTICOS | AV | S1 | 150 | T:45 OT:15 | 6 |
ARTE, SOCIEDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA | AV | S1 | 225 | TP:90 | 9 |
OPÇÃO | LIVRE | S1 | 0 | – | 6 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS (II) | AV | S2 | 225 | PL:90 | 9 |
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO (I) | AV | S2 | 150 | T:15 TP:45 | 6 |
ANÁLISE E ESCRITA DE TEXTOS DE ARTISTA | AV | S2 | 225 | TP:90 | 9 |
OPÇÃO | LIVRE | S2 | 0 | – | 6 |
UNIDADES CURRICULARES | ÁREA CIENTÍFICA | TIPO | TOTAL | CONTATO | CRÉDITOS |
---|---|---|---|---|---|
TRABALHO PROJETO/DISSERTAÇÃO | AV | A | 1350 | OT:30 | 54 |
METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO (II) | AV | S1 | 150 | T:45 TP:15 | 6 |
O corpo docente deste mestrado inclui, para além dos professores, um conjunto significativo de conferencistas críticos, curadores, artistas e investigadores convidados, de reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional no domínio da arte contemporânea, tal como artistas, curadores, críticos e investigadores
Alberto Samaniego – Ana Rito – Cristina Susigan – Daniela Angelucci – Denise Pollini – Diogo Tudela – Grace Shwidnt – Joana Cunha Leal – João Fonte Santa – José Maçãs De Carvalho – José Maia – Lourenço Sandoval – Luís Lima – Marcus Steinweg – Mariana Pinto Dos Santos – Naya Yakoumaki – Nuno Malheiro – Nuno Ramalho – Paulo Alexandre Castro – Pedro Faro – Regina Guimarães – Silvestre Pestana – Tales Frey – Tamara Bringas – Tiago Afonso – Sara & André – Rômulo Moraes – Mohammad Salemy – João Enxuto & Erica Love – Eva Ângelo – André Gil Mata – Marta Lança – Marta Mestre – David Revés – Judit Vidiella Pagès – Peter Baalman – Alexandra João Martins – João Oliveira Duarte – Manuela Hargreaves – Alexandra Balona – Lúcia Prancha – Helena Estrela – Mara Montanaro – Rogério Nuno Costa – Joclécio Azevedo – Pedro Barreiro – Emanuel Cameira
N/A
O Departamento de Artes Visuais é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Desenho, Fotografia, Impressão, Artes Plásticas, Design, Tecnologias de Informação e Comunicação, Multimédia e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.
Entre outras competências, cabe ao DAV organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.
O DAV partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa pelo incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes do DAV, através do financiamento de projectos colectivos de investigação, de curta duração, isto é de Projectos ESAP.
A oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) no âmbito dos projectos a decorrer no Departamento, pretende-se ainda contribuir para a iniciação ou reforço da iniciação científica dos alunos da ESAP.
Actualmente decorre um projeto de investigação no DAV relacionado com a Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia:
Hyper-instrumento: A.SO+VID (ESAP/2016/P33/DAV )
CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Diretora: Maria Helena Maia
O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação financiada e acreditada pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História.
Atualmente o CEAA organiza-se em quatro grupos de investigação e uma linha transversal,
Grupos de investigação:
G1 | Grupo de Estudos de Arquitetura
Investigadora Responsável: Alexandra Trevisan
G2 | Grupo de Estudos de Cinema
Investigador Responsável: António Preto
G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos
Investigadora Responsável: Eduarda Neves
G4 | Grupo de Estudos de Artes Performativas
Investigador Responsável: Jorge Palinhos
Linha de investigação: Lugar Comum
Investigadora Responsável: Rute Figueiredo
A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.
Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.
Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:
1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.
2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.
Actualmente decorrem três projetos de investigação na SATH, um dos quais relacionado com a Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia:
Correspondências (ESAP/2015/P17/SATH)
Copyright © 2022 · Todos os direitos reservados · esap.pt