R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

Arquitetura — Mestrado Integrado

Apresentação do Curso

Ciclo de estudos integrado – 1º + 2º ciclos – de cariz universitário, conferente do grau de mestre, adequado ao Processo de Bolonha, constante no Despacho nº11958/2013, publicado no Diário da República, 2ª série, nº178, de 16 de Setembro de 2013. Reconhecido pela União Europeia desde 1994 e Acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

O Curso de Arquitectura da ESAP foi o terceiro curso de Arquitectura criado em Portugal. Com o reconhecimento da União Europeia em 1994 (Directiva 85/384/CEE), tornou-se num dos três primeiros cursos de Arquitectura portugueses cujos licenciados têm os seus diplomas reconhecidos em todos os países da União Europeia. Com uma larga experiência na formação de arquitectos, este curso combina uma formação teórico-crítica com a prática de um ensino da arquitectura fortemente apoiado no desenho e que inclui ainda vertentes como a reabilitação e o projecto urbano. Instalado no centro histórico do Porto, o ensino processa-se num ambiente académico partilhado com cursos de diferentes áreas artísticas, permitindo um confronto enriquecedor de experiências diversificadas.

Estrutura Curricular

Área CientíficaSiglaCréditos ObrigatóriosCréditos Optativos
ARQUITETURAARQ141-
URBANISMOURB24-
CONSTRUÇÃO E TECNOLOGIACET39-
DESENHODES27-
TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURATCARQ30-
HISTÓRIA DA ARQUITETURAHARQ30-
CIÊNCIAS SOCIAISCS9-
TOTAL300

Plano de Estudos

espaçado

Corpo Docente.

Regulamentos e Documentação

horários e exames

Investigação

A componente de investigação relacionada com o Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura é desenvolvida no âmbito dos Departamentos com ligação a esta estrutura (Departamento de Arquitectura – DARQ; Departamento de Artes Visuais – DAV; Secção Autónoma de Teoria e História – SATH) e das Unidades de Investigação da ESAP (Centro de Estudos Arnaldo Araújo – CEAA; Laboratório de Investigação em Arquitectura e Design – LIAD). Os estudantes do Curso de Mestrado Integrado em Arquitectura que pretendem iniciar ou reforçar a sua formação científica podem realizar Estágios Creditados de Investigação através da sua integração em grupos e projetos enquadrados e desenvolvidos nestes departamentos e unidades.

sath

SATH | Secção Autónoma de Teoria e História

A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.

Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.

Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:

1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.

2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.

Actualmente decorrem três projetos de investigação na SATH, um dos quais relacionado com a Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia:

Correspondências (ESAP/2015/P17/SATH)

Logo LIAD

LIAD | Laboratório de Investigação em Arquitetura e Design

O LIAD – Laboratório de Investigação em Arquitetura e Design, é uma estrutura orgânica da Escola Superior Artística do Porto, constituída nos termos do Estatuto da ESAP.

Trata-se de um centro de estudos que tem por objetivos desenvolver e enquadrar atividades de investigação artística, científica e de desenvolvimento tecnológico nas áreas disciplinares da Arquitetura, da Construção e do Urbanismo, apoiando o desenvolvimento de trabalhos de investigação de âmbito académico.

Promove colaborações com as atividades desenvolvidas no âmbito dos cursos e das unidades orgânicas de investigação da ESAP, procurando ainda estabelecer uma relação dinâmica com o exterior, através de protocolos de prestação de serviços e de colaboração com outras instituições.

Diligência a divulgação dos resultados da atividade de investigação desenvolvida, organizando eventos de caráter científico, cultural e artístico, bem como outras iniciativas de natureza similar.

Atualmente o LIAD organiza-se em 4 grupos de investigação:

G1 – Grupo de Estudos de Arquitectura Contemporânea e Popular
G2 – Grupo de Estudos de Desenho Urbano e Territorial
G3 – Grupo de Estudos de Arquitetura e Tecnologias
G4 – Grupo de Estudos de Design e Interações Disciplinares

Mais informações em http://www.esap-lia.com 

da

DARQ | Departamento de Arquitectura

São competências do Departamento de Arquitectura, organizar e desenvolver a investigação na sua área ou áreas científicas, fomentando grupos e projetos de investigação, para além da investigação a título individual; Coordenar a atividade das respetivas áreas de científicas através dos respetivos grupos de unidades curriculares; Apoiar as atividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da docência e da investigação; Colaborar com outros departamentos com vista ao desenvolvimento de programas de formação e investigação interdisciplinares.

Em Setembro de 2013, foram apresentadas medidas de incentivo à investigação e criada uma Comissão de Acompanhamento dos Projetos ESAP para do desenvolvimento de:

– Projetos de investigação ESAP

– Estágios creditados de investigação (ECI)

Projetos de Investigação em curso:

IEPPE, Intervenções no Espaço público – permanentes e efémeras – na cidade consolidada (ESAP/2013/P09/TRV)

Paisagens por subtração (ESAP/2016/P31/DARQ)

ceaa

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo

CEAA | Centro de Estudos Arnaldo Araújo
Diretora: Maria Helena Maia

O Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA) da Escola Superior Artística do Porto é uma unidade de investigação financiada e acreditada pela FCT (uID 4041) que desenvolve investigação na área de Estudos Artísticos, concretamente nos territórios da Teoria, da Crítica e da História.

Atualmente o CEAA organiza-se em quatro grupos de investigação e uma linha transversal,

Grupos de investigação:

G1 | Grupo de Estudos de Arquitetura
Investigadora Responsável: Alexandra Trevisan

G2 | Grupo de Estudos de Cinema
Investigador Responsável: António Preto

G3 | Grupo de Arte e Estudos Críticos
Investigadora Responsável: Eduarda Neves

G4 | Grupo de Estudos de Artes Performativas
Investigador Responsável: Jorge Palinhos

Linha de investigação: Lugar Comum
Investigadora Responsável: Rute Figueiredo

www.ceaa.pt