A Pós-Graduação em Direção de Arte visa desenvolver competências no âmbito de vários campos da criação artística, propondo um programa teórico e prático que prioriza simultaneamente a educação artística e a ligação aos contextos profissionais. Entendendo a direção de arte enquanto espaço privilegiado de cruzamento entre várias práticas artísticas, o programa é desenvolvido à luz de uma abordagem interdisciplinar, procurando convocar estudantes de interesses e contextos múltiplos.
Procurar-se-á a conciliação entre diferentes abordagens e laboratórios de experimentação, aproveitando o ambiente interartístico da Escola Superior Artística do Porto a fim de oferecer contributos de áreas diversas e fomentar a partilha de experiências. Deste modo, o curso destina-se a profissionais e estudantes provenientes de várias áreas: cinema, artes visuais, artes performativas, teatro, dança, arquitetura, história da arte, fotografia, moda, publicidade, entre outras.
A Pós-Graduação em Direção de Arte tem como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências:
a) Proporcionar um conhecimento aprofundado de técnicas, linguagens, géneros, conceitos, orientações teóricas, metodologias e fontes de investigação no domínio da Direção de Arte.
b) Possibilitar um conhecimento aprofundado do trabalho de direção de arte à luz de uma abordagem interdisciplinar. Neste sentido, a Escola Superior Artística do Porto oferece um espaço privilegiado para a discussão interartística, possuindo espaços destinados a áreas tão diversas como: Arquitetura; Artes Plásticas e Intermédia; Artes Visuais; Fotografia; Cinema e Audiovisual; Design de Comunicação; Teatro.
c) Dominar conhecimentos da Direção de Arte que permitam adquirir as competências necessárias a uma intervenção qualitativa em várias áreas profissionais.
d) Oferecer aos estudantes a possibilidade de explorarem múltiplos campos artísticos, de modo a orientá-los rumo à definição das prioridades do seu trabalho.
Área Científica | Sigla | Créditos Obrigatórios | Créditos Optativos |
---|---|---|---|
Direção de Arte | DA | 48 | - |
História da Arte | HA | 12 | - |
UNIDADES CURRICULARES | ÁREA CIENTÍFICA | TIPO | TOTAL | CONTATO | CRÉDITOS |
---|---|---|---|---|---|
Materialidades e Linguagem Plástica | HA | S1 | 150 | T: 30; OT: 15 | 6 |
Práticas da Direção de Arte I | DA | S1 | 225 | T: 30; OT :15 | 9 |
Seminários I | DA | S1 | 150 | S: 45 | 6 |
Oficinas | DA | S1 | 225 | P: 90 | 9 |
Poéticas da Composição | HA | S2 | 150 | T:30; OT:15 | 6 |
Práticas da Direção de Arte II | DA | S2 | 225 | T: 30; OT: 15 | 9 |
Seminários II | DA | S2 | 150 | S: 45 | 6 |
Projeto | DA | S2 | 225 | P: 90 | 9 |
O corpo docente inclui professores com formação académica em Universidades nacionais e internacionais com experiência em áreas diversas, como o cinema e o audiovisual, o teatro, a fotografia, a publicidade, a teoria e crítica da arte ou o design, bem como diretores de arte com reconhecida experiência e mérito académico e/ou profissional.
Docentes: Carina Gaspar; Helena Guerreiro; Joana Cardoso; Manuela Bronze; Maura Carneiro; Nelson Araújo; Pedro Crispim; Sandra Neves.
Para além dos professores, o corpo docente desta pós-graduação inclui um conjunto significativo de profissionais convidados com vasta experiência no âmbito da direção de arte em múltiplos contextos, como o cinema e os audiovisuais, o teatro, a publicidade, a fotografia ou a moda, tais como:
Andreia Ribeiro – Artur Pinheiro – Bruno Alhandra Duarte – Caterina Cucinotta – Cláudia Ribeiro – Júlio Alves – Nádia Henriques – Nuno Vieira – Pedro Caride.
A Pós-Graduação em Direção de Arte tem como objetivo a aquisição pelos alunos dos seguintes conhecimentos e competências:
a) Proporcionar um conhecimento aprofundado de técnicas, linguagens, géneros, conceitos, orientações teóricas, metodologias e fontes de investigação no domínio da Direção de Arte.
b) Possibilitar um conhecimento aprofundado do trabalho de direção de arte à luz de uma abordagem interdisciplinar. Neste sentido, a Escola Superior Artística do Porto oferece um espaço privilegiado para a discussão interartística, possuindo espaços destinados a áreas tão diversas como: Arquitetura; Artes Plásticas e Intermédia; Artes Visuais; Fotografia; Cinema e Audiovisual; Design de Comunicação; Teatro.
c) Dominar conhecimentos da Direção de Arte que permitam adquirir as competências necessárias a uma intervenção qualitativa em várias áreas profissionais.
d) Oferecer aos estudantes a possibilidade de explorarem múltiplos campos artísticos, de modo a orientá-los rumo à definição das prioridades do seu trabalho.
O Departamento de Teatro e Cinema – DTC é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teatro e Cinema, e respetivas unidades curriculares, promovendo a articulação entre os dois cursos.
Uma das competências do DTC é fomentar a investigação através do desenvolvimento de projectos individuais, ou em grupo, cuja investigação incida sobre Teatro, Cinema, ou sobre o cruzamento artístico entre estas duas áreas, ou áreas adjacentes. Estes projetos visam igualmente estimular a investigação junto dos alunos da ESAP.
O Departamento publica uma revista com revisão por pares e em opan access: Persona – Revista do Departamento de Teatro e Cinema da ESAP
A Secção Autónoma de Teria e História é uma estrutura académica de coordenação das áreas científicas de Teoria e Crítica de Arte, Teoria e Crítica de Arquitetura, Teoria e Crítica de Teatro, História da Arte, História da Arquitetura e Ciências Sociais e das respectivas unidades curriculares, que desenvolve uma articulação científico-pedagógica próxima com os cursos que a integram.
Entre outras competências, cabe à SATH organizar e desenvolver a investigação nas suas áreas científicas, fomentando grupos e projectos de investigação, para além da investigação a título individual, bem como apoiar as actividades e iniciativas do corpo docente e de investigadores no campo da investigação.
Atualmente, a SATH partilha com os restantes Departamentos da ESAP, uma política de investigação que passa por dois tipos de acções:
1. O incentivo à constituição de equipas de investigação lideradas por docentes da SATH, através do financiamento de projectos coletivos de investigação, de curta duração, isto é de Projetos ESAP.
2. A sensibilização dos alunos para a investigação, através da oferta de Estágios Creditados de Investigação (ECI) realizados no âmbito dos projectos em curso.
Actualmente decorrem três projetos de investigação na SATH, um dos quais relacionado com a Licenciatura em Artes Plásticas e Intermédia:
Correspondências (ESAP/2015/P17/SATH)
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