Quynh Lam é uma artista vietnamita e bolseira Fulbright cuja prática, baseada na investigação, explora a história, a memória e a identidade através de instalações site-specific que incorporam frequentemente fotografia, vídeo, pintura e performance. Com formação em arquitectura e mestrado em artes plásticas nos Estados Unidos, o seu trabalho envolve-se profundamente com a geografia cultural e as narrativas espaciais moldadas pela colonização, migração e experiência do pós-guerra. O reconhecimento que tem obtido através do Prémio de Artes Plásticas da American Austrian Foundation, em 2021, e do Prémio Especial do Júri do Art Future Prize, Taiwan, em 2019, entre outros, tem reflectido a crescente ressonância do seu trabalho e um percurso artístico que atravessa fronteiras, da Ásia à Europa. Quynh recebeu também bolsas de estudo e residências em instituições como o Santa Fe Art Institute (Novo México), a Fondation Fiminco (França), a School of Visual Arts (Nova Iorque), a Salzburg Stiftung der AAF (Áustria), a Ragdale Foundation (Illinois) e a Oak Spring Garden Foundation (Virgínia) – um projecto legado pela família Mellon, uma vez que a mulher de Paul Mellon reflecte os seus valores partilhados nas artes, na natureza e na filantropia cultural.
As suas performances a solo tiveram lugar em eventos como o London Gallery Weekend 2022 (Cromwell Place, Londres), a Berlin Art Week 2022 (ifa Gallery, Berlim), o ADAM Gathering e o Taipei Arts Festival (Taipei Performing Arts Center), o Spinnerei Archiv Massiv, o MS Dauerwelle – Hochschule für Künste Bremen, o Asia NOW 9th Edition, na Monnaie de Paris, e a DRAC Occitanie, em Toulouse.
O seu trabalho foi destacado em publicações como Contre culture dans la Photographie Contemporaine (Textuel Éditions Paris), Black Mountain College Museum Arts Center Journal (Volume 12 Expanding the Canon), Female Land Artist Wanted (B#S Memorabilia, B#S Edizioni), Imago Mundi – Vietnam: New Winds (Luciano Benetton Collection, Fabrica Publisher), etc., e os seus livros de artista estão em colecções como o MoMA e a Joan Flasch Artists’ Book Collection, da SAIC.
Entre as instituições onde apresentou os seus projectos salientam-se: The Factory Contemporary Arts Center (Ho Chi Minh), Vincom Center for Contemporary Art (Hanói), Art Formosa (Taiwan), Mana Contemporary (Chicago) em parceria com CADAF (Contemporary Digital Art Fair), Stamford Arts Center (Singapura), Museum of Contemporary Art Nashville (Tennessee), Art Space Tetra (Fukuoka), Art Center Ongoing (Tóquio), Palazzo Costanzi Museum (Trieste), Moggio Udinese Fondazione Friuli (Udine), Museo Civico di Casa Maccari (Gradisca), Fondation Fiminco (Romainville x Paris) e Fondazione Merz (Turim), etc.
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