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INAUGURAÇÃO

Esta exposição resulta de uma colaboração entre a galeria DÍNAMO e Le Cube-independent art room (Rabat).

Importo: The Economy of Illusion (2024) é um projecto fotográfico desenvolvido no contexto das Residences-in-Transit residency at Hangar-Centro de Investigação Artística (Lisboa) em colaboração com Le 18 (Marrakech) e o apoio de Mawred AL Thaqafy/Culture Resource.

 

Artist

Nascido em 1995 em Rabat, Ziad Naitaddi é um artista que vive e trabalha em Rabat, Marrocos. A sua afeição pelas artes visuais desenvolveu-se primeiramente por via do cinema, através de Fouad, um vendedor de DVDs pirata na Medina de Rabat, que o iniciou numa grande variedade de filmes e realizadores. Rapidamente se interessou pelo carácter híbrido do meio fotográfico, que lhe ofereceu uma forma de explorar os seus temas favoritos, numa abordagem entre o documentário e o ficcional. Apesar de oscilar entre a prática digital e a pré-digital, favorece, contudo, a lentidão do processo desta última para curto-circuitar a proliferação de imagens do nosso quotidiano. Tanto que por vezes se afasta do acto físico de fotografar. Nesta perspectiva, reapropria-se de arquivos, testemunhos escritos e orais ou até mesmo regressa às suas próprias fotografias alguns anos após a sua revelação. Nos seus últimos projectos, explora o tema da migração e os seus corolários – a distância da terra natal, o sentimento de exílio, integração ou exclusão – que vê como o espaço para um encontro complexo. Ciente de trabalhar sob o prisma da sua percepção pessoal, reflete também sobre a construção e evolução da sua própria identidade. O seu trabalho foi exposto em várias exposições, incluindo o Centre d’Art Contemporain Photographique – Villa Pérochon, a 13ª Bienal de Dakar, o Le Cube-Independent Art Room, a Sharjah Art Foundation, o Museo Nazionale MAXXI em Roma, a Fotogalerie WUK, etc.

 

Curadoria

Elisabeth Piskernik, fundadora e directora do Le Cube – independent art room, fundou a instituição em Rabat em 2005 como uma plataforma dinâmica dedicada às prácticas de arte contemporânea. Através de exposições, residências artísticas e iniciativas de investigação, o Le Cube tornou-se um centro versátil para a experimentação e expressão artística, promovendo um ambiente vibrante e colaborativo. Desenvolveu vários programas de residência e investigação para apoiar artistas emergentes na criação e exposição dos seus trabalhos em Marrocos e em palcos internacionais. Os seus projetos curatoriais incluem exposições como Emotional Lands (philomena+, Viena, 2024) e Tired Palm Trees (Art Sonje Center, Seul, 2024), demonstrando o seu empenho em promover vozes e perspectivas diversas.
Envolvida activamente em projectos de arte à escala local e global, o trabalho de Piskernik explora temas sociais, culturais e políticos complexos. Ao entrelaçar a prática artística com a investigação crítica, estimula uma reflexão mais profunda sobre questões contemporâneas, criando ligações pertinentes entre a arte e a sociedade.