R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

Terror e Miséria do Terceiro Reich | Teatro Carlos Alberto

terror-miseria-
28 e 29 de Julho

Realiza-se nos dias 28 e 29 de Julho pelas 19h no Teatro Carlos Alberto (TNSJ), o exercício dos alunos finalistas do curso de Teatro da ESAP, com encenação do Docente e Diretor do Curso de Teatro, Roberto Merino.

Dirigido por Roberto Merino, o exercício dos alunos finalistas da licenciatura em Teatro da ESAP parte de algumas das 27 cenas que compõem Terror e Miséria no Terceiro Reich. Escrita entre 1937 e 1938, durante o exílio dinamarquês de Bertolt Brecht, a peça traça um amplo retrato da vida quotidiana na Alemanha nazi, baseado em relatos de testemunhas oculares e notícias de jornal. “O que tem de ser especialmente destacado”, notou o dramaturgo alemão, é “o comportamento típico de várias classes sob a ditadura fascista, o conjunto de comportamentos de precaução, de defesa, de medo, etc., mas também de revolta”. Com esta peça, Brecht pretendeu dar continuidade não apenas ao teatro político, mas também às experiências do teatro épico nas condições sociais, políticas e culturais do exílio. “Ali vem de uma assentada/ Uma turba pálida e baralhada./ Vermelhas de sangue, à frente,/ Com uma cruz, altas bandeiras/ Que provações e canseiras/ Significam para a pobre gente.”

De: Bertolt Brecht
Dramaturgia e Encenação: Roberto Merino
Tradução: Gilda Oswaldo Cruz
Desenho de Luz: Júlio Filipe Cardoso
Notação de Cenas: Márcia Salomé, Neuza Cardão
Interpretação: Ana Carvalho Pinto, Annie Pereira, Beatriz Santos, Carla Gomes, Carla Igreja, Carolina Villasboas, Constança Antunes, Duarte da Mota, Guilherme Amorim, Helena Gomes, Iara Rocha, Paulo Alexandre Jorge, Violeta Gouveia, Luís Ribeiro
Produção: Escola Superior Artística do Porto/CESAP
Duração aproximada: 1h10m
M/16 anos

+info: https://www.tnsj.pt/pt/espetaculos/6400/terror-e-miseria-no-terceiro-reich