R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

Masterclass com Melania Mazzucco

4_Masterclass M.G.Mazzucco
24 de outubro 2024 | 11h00 | Auditório

Masterclass com Melania Mazzucco. Esta atividade decorre no âmbito do projeto “BELLA LETTERATURA: literatura italiana contemporânea no Porto.

Melania Mazzucco é escritora e guionista, nascida em 1966 em Roma. É licenciada em Storia della Letteratura Italiana Moderna e Contemporanea na La Sapienza de Roma, e também diplomada em escrita para cinema no Centro Sperimentale Cinema di Roma.

O seu romance de estreia, em 1996, é finalista no Premio Strega, o maior prémio literário italiano, reconhecimento que Mazzucco receberá mais tarde, em 2003, com o romance Vita, que retrata de forma picaresca a história do avô da autora, emigrado nos EUA em 1903 e que teve grande sucesso nacional e internacional: foi incluído pelo New York Times entre os dez melhores romances de 2003, e o único não em língua inglesa.

Mazzucco recebeu muitos e importantes prémios, e na sua obra destacam-se alguns trabalhos dedicados a importantes figuras da história da arte: La lunga attesa dell’angelo (2008), Jacomo Tintoretto & i suoi figli. Storia di una famiglia veneziana (2009) são dedicados a Tintoretto; L’Architettrice (2020), uma biografia de Plautilla Bricci – architectura et pictura celebris, como a própria se definiu – realmente existida e ativa na Roma barroca da Contrarreforma.

Fuoco infinito. Tiepolo 1917 (2021) é dedicato ao pintor Giovan Battista Tiepolo.

De certeza que esta sua paixão pela História da Arte é uma temática que alimenta a sua produção a vários níveis: no mesmo dia em que está prevista a apresentação de VIta, também projetaremos o filme/documentário, com ideação e guião da Mazzucco: Tintoretto, un ribelle a Venezia, sobre o pintor. 

“L’architettrice” e “Vita” são os títulos presentes em português, editados pela Book Cover, e sesão apresentados num encontro com a autora no dia 23 de outubro, às 18h00, na Casa Comum.

Melani Mazzucco é uma escritora que conhece e prática vários gêneros, com sucesso e qualidade em todos: ganhou vários prémios nacionais com peças escritas para o teatro, e foi também galardoada, em 2001, com o Prix Italia para o seu radiodrama Dhulan – La sposa, que foi transmitido em 7 Países. 

Na sua atividade de escrita para cinema também se destacam importantes colaborações e realizações.

Colabora com jornais italianos  (La Repubblica, il Sole 24 ore) e internacionais (New York Times, El País).