O 7º Simpósio de Métodos Formais em Arquitetura (7FMA) visa contribuir para a discussão em arquitetura e urbanismo sobre a aplicação de novos métodos formais a questões sociais e técnicas emergentes. O foco estará em avanços metodológicos baseados em desenvolvimentos recentes em colaboração com a matemática e a ciência da computação, aplicados à arquitetura e ao urbanismo em diferentes níveis de abstração e formalização.
O FMA de 2024 focará na conexão entre métodos formais e prática arquitetónica. Com a proliferação de tecnologias digitais, que todos os dias permitem delegar tarefas cada vez mais inteligentes em ferramentas automatizadas e têm imenso potencial para aumentar a produtividade, é urgente examinar a lacuna que muitas vezes existe entre os esforços científicos e as aplicações práticas no trabalho arquitetónico quotidiano.
Cada edição do Simpósio apresentou métodos complexos e avanços emocionantes nos vários campos sob a égide da FMA: testemunhamos como a inteligência artificial, a gramática generativa e outras formas de automação de design podem ser implementadas no processo de design; também exploramos como as metodologias de análise espacial podem fornecer uma compreensão sistemática de processos sociais em grande escala e podem ser aplicadas para compreender os resultados sociais de intervenções arquitetónicas; observamos que o GIS, a fotogrametria e outros métodos de coleta e organização de dados se tornam simultaneamente mais sofisticados e fáceis de usar a cada ano e vemos como o virtual e a realidade virtual e aumentada não apenas facilitam a visualização, mas também aprimoram a nossa compreensão dos projetos e podem ser incorporado em ambientes de design interativo; examinamos como esta miríade de métodos formais pode ser usada para o desenvolvimento de edifícios e cidades inteligentes e para facilitar processos participativos. Simultaneamente, e paralelamente, temos assistido à crescente pressão exercida pela indústria da construção sobre os gabinetes de arquitetura para implementarem tecnologia CAD e BIM. É neste contexto que, com esta edição do Simpósio, pretendemos discutir, divulgar e promover a utilização de métodos formais na criação de novas linguagens explícitas para a solução de problemas arquitetónicos e urbanos.
Reconhecendo que a arquitetura e o urbanismo requerem abordagens tecnológicas e artísticas, o 7º Simpósio abordará os desafios atuais nestas áreas, incluindo produção, sustentabilidade, design, representação, comunicação e património. O potencial e as limitações da utilização de métodos formais para enfrentar estes desafios também serão explorados. Estão convidados pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia civil e informática. O evento abordará os seguintes temas:
– Coleta de informação: incluindo métodos de rastreamento e mapeamento (vídeo, GPS, WiFi, ISP, IoT, telefones celulares); sensoriamento biométrico; levantamento topográfico; fotogrametria e digitalização 3D através de drones, fotografia ou laser; aprendizagem automática; visão computacional.
– Organização semântica da informação: incluindo Sistemas de Informação Geográfica – SIG; Modelos de Informação de Construção – BIM; Classes de Fundação da Indústria – IFC; Ontologias para o ambiente construído.
– Teorias formais e metodologias de análise espacial: incluindo Sintaxe Espacial; análise gráfica de visibilidade; Análise de Configuração, Acessibilidade e Visibilidade do Espaço (SCAVA); análise baseada em agentes; verificadores de regras.
– Representação, visualização e interação: incluindo CAD; renderizações e movimentos animados; realidades mistas (virtuais, aumentadas); interação humano-computador.
– Automação do projeto arquitetónico: incluindo parametricismo; design generativo; gramáticas da forma; processamento; ferramentas avançadas de inteligência artificial dedutiva.
– Gestão ativa do ambiente construído: incluindo arquitetura e urbanismo participativos; edifícios e cidades inteligentes; Gerenciamento do ciclo de vida; 6-7D BIM; gestão de instalações; gestão de trânsito e multidão.
– Produção auxiliada por computador: incluindo CAM, modelos em escala, BIM 3-4-5D e fabricação automatizada.
– Métodos Formais no ensino da arquitetura: incluindo metodologias de ensino; experiências de aprendizagem e formação digital; raciocínio espacial por meio de programação e codificação visual.
Convidamos à apresentação de propostas de investigação que aprimorem e avancem estes temas e outros relacionados usando metodologias novas ou estabelecidas, estudos de caso, perspetivas teóricas e históricas, experimentos analíticos e outros métodos. Encorajamos contribuições de diversas áreas, incluindo propostas que explorem formatos não tradicionais (por exemplo, artístico, performativo, demonstrativo, etc.). Ao propor um tema tão amplo quanto os métodos formais em arquitetura, pretendemos facilitar a troca e geração de conhecimento através da comunicação interdisciplinar.
Os anais do Simpósio serão publicados pela Springer em formato de livro.
Toda a informação sobre o 7FMA: https://formalmethodsinarchitecture2024.com/
Toda a informação sobre a série de Simpósios (2011-2024): http://archformalmethods.eu/pages/P01.aspx
Sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos – Rua Álvares Cabral nº 144, 4050-040 Porto PORTUGAL
Copyright © 2022 · Todos os direitos reservados · esap.pt