No próximo dia 19 de outubro de 2026, a Escola Superior Artística do Porto (ESAP) acolhe o colóquio e workshop «Arquivo Projetado: Investigação, Metodologia, Criação», uma iniciativa conjunta da Linha de Investigação Lugar Comum e do Grupo de Estudos de Arquitetura do Centro de Estudos Arnaldo Araújo (CEAA), em colaboração com a Casa da Imagem – Fundação Manuel Leão.
O encontro propõe uma reflexão crítica sobre os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos 14 anos pelo CEAA e pela Casa da Imagem, tendo como ponto de partida o Arquivo Foto-Comercial Teófilo Rego. A iniciativa assume particular relevância no contexto da ESAP, atualmente instalada num edifício onde funcionou uma antiga fábrica de fiação, recuperando imagens da indústria têxtil, das suas fábricas, máquinas, trabalhadores e processos de produção.
Ao longo do dia, serão articuladas diferentes abordagens à investigação, à criação artística e à mediação com o público. O colóquio, durante a manhã, reunirá investigadores em torno de diferentes casos de estudo e metodologias de trabalho com arquivos. Durante a tarde, o workshop dará continuidade a esta colaboração, procurando ensaiar novas linhas de investigação e explorar possibilidades de criação e recriação de imagens, métodos e processos.
Programa — Colóquio
10h15 — Rui Lourosa
O tempo enquanto dimensão funcional. Reconfigurações a partir do Arquivo Fotográfico Teófilo Rego
10h45 — Alexandra Trevisan
CEAA | Casa da Imagem – Projetar uma colaboração a partir do Arquivo Teófilo Rego
11h15 — Inês Azevedo, Inês Moreira e Joana Mateus
Arquivo-vivo com/sobre indústrias europeias: metodologias colaborativas de investigação-criação em museologia, arte e educação
12h00 — Tiago Assis
ParVOices no ecHoimages: uma metodologia ParVA para o arquivo da ecologia das imagens
12h45 — Considerações finais
Workshop
14h00–17h00
Data: 19 de outubro de 2026
Local: Escola Superior Artística do Porto, Rua dos Navegantes, 51, Porto
Organização: Alexandra Trevisan, Inês Azevedo, Joana Mateus, Rui Lourosa e Rute Figueiredo.
Inscrições: geral@esap.pt
Esta atividade é cofinanciada por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/04041/2025 – Centro de Estudos Arnaldo Araújo.