R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

ESAP promove encontro entre estudantes de Cinema e Audiovisual, Mestrado em Realização e Pós-Graduações para fomentar colaborações artísticas

Cinema e Audiovisual; Direção de Arte; Produção Cinematográfica; Realização: Cinema e Televisão

No passado dia 7 de outubro, a Escola Superior Artística do Porto acolheu uma sessão que reuniu estudantes da Licenciatura em Cinema e Audiovisual, do Mestrado em Realização: Cinema e Televisão e das Pós-Graduações em Produção Cinematográfica e Direção de Arte.

A iniciativa teve como objetivo promover a articulação entre cursos e fomentar colaborações entre estudantes, incentivando o cruzamento de competências técnicas e artísticas que caracterizam a prática cinematográfica.

A sessão iniciou-se com a exibição do filme Elisa, de Anna Gennerich, projeto desenvolvido na Licenciatura em Cinema e Audiovisual com a colaboração de estudantes da Pós-Graduação em Direção de Arte. Seguiu-se uma dinâmica de speed meeting, conduzida por Alexandra Guimarães e Marta Lima, que permitiu aos participantes apresentarem-se, partilharem interesses, experiências e projetos em desenvolvimento, e estabelecerem possíveis parcerias para futuras colaborações.

Foi também apresentado um grupo de WhatsApp aberto a todos os estudantes dos quatro cursos, criado como plataforma informal de comunicação e cooperação, onde podem divulgar projetos, propor colaborações e criar subgrupos de trabalho conforme as necessidades de cada produção.

A sessão contou com a presença de Tiago Vieira da Silva, diretor do curso de Cinema e Audiovisual; Nelson Araújo, docente de CAV e do Mestrado em Realização: Cinema e Televisão; Alexandra Guimarães, coordenadora da Pós-Graduação em Produção Cinematográfica; Marta Lima, docente em CAV e nas duas Pós-Graduações; Pedro Crispim, coordenador da Pós-Graduação em Direção de Arte; Luís Miranda, docente de CAV; Inês Rebanda Coelho, docente da Pós-Graduação em Produção Cinematográfica; e Vasco Josué, docente de CAV, que integrou a atividade na sua unidade curricular de Práticas Televisivas, realizando exercícios práticos de filmagem do evento com estudantes do 1.º e 2.º anos das licenciaturas.