R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

Gabinete de Igualdade de Género

ENQUADRAMENTO

O Gabinete de Igualdade de Género  é a estrutura responsável pela promoção, implementação e acompanhamento das políticas de igualdade de género, pela inclusão e a não discriminação em toda a comunidade académica.

A sua atuação enquadra-se nos princípios constitucionais da igualdade, nas orientações europeias e no Plano para a Igualdade de Género da ESAP/CESAP, contribuindo para uma mudança cultural e institucional sustentada, que valorize a dignidade humana, a equidade e o mérito.

O Gabinete assume um papel estratégico na articulação entre os órgãos de gestão, as estruturas académicas, a investigação, o ensino e os serviços, promovendo um ambiente académico justo, seguro e inclusivo.

 

COMPETÊNCIAS

Compete ao Gabinete de Igualdade de Género:

  • Promover e acompanhar a política institucional de igualdade de género, diversidade e inclusão;

  • Coordenar a implementação, monitorização e avaliação do Plano para a Igualdade de Género;

  • Articular com os órgãos de gestão e estruturas académicas a integração da dimensão de género nos processos de decisão, recrutamento, progressão, ensino e investigação;

  • Sensibilizar a comunidade académica para a prevenção da discriminação, do sexismo e do assédio;

  • Recolher, tratar e analisar dados relevantes para a avaliação da igualdade de género na instituição;

  • Colaborar na elaboração de relatórios e em processos de avaliação interna e externa;

  • Apoiar a operacionalização dos mecanismos institucionais de proteção e denúncia;

 

PLANO DE IGUALDADE DE GÉNERO

O Plano de igualdade de Género da ESAP/CESAP estabelece a visão, os objetivos e as ações estratégicas destinadas a promover a igualdade, a diversidade e a inclusão, estruturando-se em áreas fundamentais como a liderança, a carreira académica, o ensino, a investigação e a prevenção de estereótipos, sexismo e assédio.

    COMPOSIÇÃO

    Diretor Adjunto
    Rui Lourosa

    Docente
    António Barbosa

    Docente
    Fátima Fernandes

    Docente
    Fátima Sales

    Docente
    Jorge Vaz

    Docente

    Né Barros

    Docente

    Tiago Vieira da Silva