Licenciada em Filosofia e doutorada em Estética. Curadora independente. Os seus projetos expositivos são apresentados em espaços e instituições nacionais e internacionais. A sua investigação e prática curatorial articulam arte, filosofia e política. Integrou as Comissões de Aquisição de Arte Contemporânea para a Coleção do Estado Português (2019-20), para a Coleção Municipal do Porto (2021, 2025) e (2023) e a Comissão de Apreciação que selecionou a Representação Oficial Portuguesa na 60.ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia 2024. Integra o Conselho Consultivo do The New Centre for Research & Practice. No âmbito das obras que publicou destacam-se: O Auto-retrato. Fotografia e Subjectivação (Lisboa: Palimpsesto | CEAA, 2016) [selecionado para o prémio Pen Club na categoria de Ensaio, 2017], Nem-Isto-Nem-Aquilo (2020), 35 graus Celsius. Ensaios sobre arte contemporânea (2021) pela mesma editora [selecionado para o prémio Pen Club na categoria de Ensaio, 2022] e BESTIÁRIO MENOR. Tempo e Labirinto na arte contemporânea (Lisboa: Barco Bêbado, 2022), que será publicado em versão inglesa (2024)pela &&& Books (The New Centre, Berlin). Colaboradora regular da revista “Contemporânea”. Em 2021, foi a editora convidada do #7 desta publicação, dedicado à fotografia no campo das artes visuais. Investigadora principal do Grupo de Arte e Estudos Críticos do CEAA. Programou com Ricardo Braun e Maximiliano Cruz) o ciclo Mitologias: Lugares Sagrados, Tempos Míticos para o Batalha Centro de Cinema (Dez 24-Jan 2025). É, atualmente, diretora da ESAP, onde leciona arte contemporânea e programa a galeria DÍNAMO. Eduarda Neves e Mohammad Salemy serão os curadores responsáveis pela MAYRIT Biennial of Design and Architecture, Madrid, 2026. Em 2025 publicará, com João Oliveira Duarte, o livro: Sobre Arte, Postais e outros Desvios.
[+info:https://eduardaneves.pt/]