R. dos Navegantes 51,
4000-358 Porto

T: 22 339 21 30 geral@esap.pt

Chamada para rede fixa nacional/móvel

Ioiô, Exposição de finalistas AVF e API

finalistas
15 de Julho — 12H

Enquadrado no programa da Temporada Cruzada, Première França-Portugal/Portugal-França, a exposição dos alunos finalistas dos cursos de API e AVF, Ioiô, inaugura dia 15 de Julho, pelas 12h, na Galeria DÍNAMO. A decorrer de 15 a 21 de Julho.

O Centro de arte Contemporânea de Meymac propõe, através da temporada cruzada França – Portugal, de pôr em prática uma edição especial de “Première” em parceria com oito escolas de arte distribuídas entre França e Portugal:

Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – www.fba.up.pt
Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa – www.belasartes.ulisboa.pt
School of Arts and Design, Caldas da Rainha – www.esad.ipleiria.pt
Ar.Co, Lisboa – www.arco.pt
Esap, Porto – www.esap.pt
École Supérieure d’Art de Clermont Métropole – www.esacm.fr
École nationale supérieure d’art de Bourges – www.ensa-bourges.fr
École nationale supérieure d’art de Limoges – www.ensa-limoges.fr
École européenne supérieure de l’image de Angoulême-Poitiers – www.eesi.eu

O comissariado da exposição é feito pelo Centro de Arte Contemporânea de Meymac – Caroline Bissière & Jean-Paul Blanchet, com Jean-Philippe Rispal – que selecionam os jovens artistas. Cada uma das instituições parceiras concebe a exposição a partir de uma seleção de, no máximo, vinte artistas. Os artistas são seleccionados pela qualidade das obras, tendo em conta o princípio segundo o qual todas as escolas serão representadas, pelo menos por um artista, na selecção final. A exposição será apresentada consecutivamente no Centro de Arte de Meymac e na instituição portuguesa parceira e inversamente. A proposta oferece a possibilidade de não ter que se apresentar exactamente as mesmas obras nos dois espaços, dando assim a possibilidade a certos artistas de apresentarem novas produções ou de reactivarem certas peças. A presença de artistas portugueses em França no âmbito da estadia em Meymac, prévia à exposição, será nutrida de encontros com o tecido cultural da Região Nova Aquitaine – debates, visitas,  contactos – em parceria com o Réseau Astre. Outros encontros serão igualmente organizados com o apoio das Escolas de Arte e de associações culturais activas em Clermont-Ferrand.